Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
ALMEIDA, Maria Sidalina. Programas Integrados de Educação e Formação na Inclusão Escolar e Social de Jovens: A Ação de Técnicos de Intervenção Local. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.33-59. Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.29980.
Elegemos o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma medida socioeducativa de último recurso de inclusão escolar, com vista a conhecer se o acompanhamento de proximidade do técnico de intervenção local (TIL) facilita a ligação entre escola, família e parceiros sociais, criando condições de inclusão social dos jovens “em fim de linha na escola”. Pretendemos conhecer a importância dessa intervenção social, assente na perspetiva ecológica, no combate à exclusão escolar e social. A abordagem qualitativa através de entrevistas a TIL de turmas PIEF, num agrupamento de escolas da região Norte, permitiu-nos conhecer as perceções das suas práticas profissionais na construção de uma escola mais equitativa e inclusiva. Os resultados indicam pistas no âmbito do combate ao insucesso e abandono escolares e revelam perceções dos TIL sobre o programa, indicando a implementação de novas metodologias promotoras da inclusão escolar e social, garantindo percursos escolares mais longos e de qualidade.
Palabras clave : programa integrado de educação e formação; inclusão escolar e social; risco/perigo socioeducativo; técnico de intervenção local; perceções das práticas profissionais.