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Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
RAUCH, Franz y DULLE, Mira. A Rede Austríaca de Escolas-ECOLOG: Resultados de uma Avaliação Quantitativa. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.94-107. Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.28591.
Este artigo descreve o trabalho em rede - networking - na educação para o desenvolvimento sustentável dentro da rede austríaca de escolas-ECOLOG. Analisa os conceitos teóricos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e de desenvolvimento escolar do ponto de vista austríaco, bem como as redes em educação em geral e a organização da rede-ECOLOG em particular. O ECOLOG consiste num programa e numa rede para a ecologização das escolas e a educação para a sustentabilidade na Áustria. Há 25 anos que mais de 700 escolas ECOLOG e 13 escolas de formação de professores integram uma abordagem ecológica na sua vida escolar quotidiana e no desenvolvimento escolar. Desde que a rede de escolas-ECOLOG existe, tem-se produzido uma série de avaliações, inquéritos e estudos (Rauch & Pfaffenwimmer, 2020). Com base nestas avaliações e para obter dados quantitativos atuais sobre a implementação do ECOLOG nas escolas participantes, enviou-se um inquérito por questionário a todos os coordenadores de escolas ECOLOG, tendo havido 154 respondentes (taxa de resposta de 25%) no ano escolar 2018/19, com o objetivo de extrair medidas relevantes de apoio às escolas ECOLOG. Os resultados mostram que os coordenadores implementaram os princípios ECOLOG na vida escolar quotidiana através de ações ambientalmente conscientes, à medida que os estudantes aprenderam como lidar com recursos limitados e foram expostos a novas formas de pensar e de trabalhar. Porém, ainda há por onde melhorar, por exemplo na definição de cooperação com parceiros externos à escola.
Palabras clave : ambiente; métodos quantitativos; educação ambiental; redes educativas.