SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2“¿Para Quién Escribimos?”: Sobre la Publicación de Investigaciones en Estudios Comparados Basados en Evaluaciones Internacionales a Gran EscalaNarrativas de Sí y Subjetivación de Profesores de Ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

TOMKELSKI, Mauri Luís  y  BAPTISTA, Mónica. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.164-186.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28904.

Este trabalho pretende dar a conhecer o conhecimento pedagógico de conteúdo desenvolvido por professores de Física sobre o uso das múltiplas representações (MRs) no ensino da Lei de Ohm, quando envolvidos num estudo de aula. Participaram neste estudo quatro professoras de Física do Ensino Médio que lecionam em escolas públicas no Brasil. O estudo de aula envolveu 18 sessões de 2,5 horas cada. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos através das gravações em áudio/vídeo; entrevistas; e demais materiais escritos produzidos no estudo de aula. A análise de dados evidenciou que a ênfase nas MRs favorece o ensino do tópico na obtenção de informações complementares, na realização de interpretações restritas e na construção das compreensões aprofundadas. Considerando as complexidades das MRs, os professores examinaram as informações acessíveis aos alunos e como podem usá-las, encorajando-os a buscar uma maneira eficaz de integrar as MRs para auxiliar no processo de aprendizagem.

Palabras clave : conhecimento pedagógico do conteúdo; múltiplas representações; estudo de aula; lei de ohm; ensino de física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )