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Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
TRAQUEIA, Ana; GONCALVES, Manuela y MADEIRA, Rosa. Percursos de Inclusão e de Exclusão Social no Ensino Profissional: Um Mapeamento de Abordagens Concetuais através de Revisão Integrativa de Literatura. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.264-288. Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.28717.
Os percursos biográficos e escolares de estudantes do Ensino Profissional (EP) estão, maioritariamente, relacionados com insucesso escolar e vulnerabilidade socioeconómica. A Escola revela-se, pois, um campo de reprodução de desigualdades sociais, contribuindo para a estigmatização do EP. Contudo, assinala-se seu (potencial) papel na promoção da inclusão de jovens em risco de exclusão social.
O artigo tem como objetivo analisar o conhecimento científico produzido sobre esta problemática e identificar os clássicos fundadores que norteiam o quadro teórico-concetual de estudos empíricos recentes, através de uma revisão integrativa da literatura.
Os resultados obtidos permitem comprovar o interesse académico e científico pela vertente profissionalizante do ensino, sobretudo a nível internacional. Porém, verifica-se a escassez de trabalhos direcionados para a análise sociológica dos fenómenos de inclusão e exclusão social. Destaca-se o enquadramento teórico-concetual nas teorias da reprodução cultural e no conceito de justiça social, considerando-se este mapeamento um contributo relevante para a discussão teórico-concetual subjacente.
Palabras clave : percursos; ensino profissional; inclusão social; exclusão social.