Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Similares en SciELO
Compartir
Comunicação e Sociedade
versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575
Resumen
SANTOS NETO, Valdemir. A Hipertelevisão no Cenário Mediático Pela Plataforma de Streaming Globoplay Brasileiro: Uma Análise das Estratégias Adotadas. Comunicação e Sociedade [online]. 2024, vol.45, e024006. Epub 30-Jun-2024. ISSN 1645-2089. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4812.
Este artigo visa examinar como a televisão brasileira tem respondido às tendências tecnológicas no contexto da convergência mediática, com foco específico na plataforma de streaming do Grupo Globo, o maior conglomerado de média da América Latina, conhecida como Globoplay. O argumento central deste artigo gira em torno das várias formas de engajamento empregues pela organização enquanto procura adaptar-se ao cenário de constante mudança dos média. Utilizando o método de estudo de caso (Yin, 2015), esta pesquisa correlaciona o quadro teórico com três pontos centrais destinados a discutir as noções de engajamento na era da convergência dos média como base para as relações da televisão com os seus anunciantes, a criação de produtos e projetos audiovisuais e, sobretudo, a sua relação com a audiência. A análise destaca o uso de técnicas como inteligência artificial e aprendizagem automática, que ajudam a plataforma a remodelar as suas estratégias e processos de tomada de decisão. À luz dos resultados e discussão subsequentes, pode-se inferir que o objetivo principal dessas iniciativas consiste em adaptar-se ao contexto hipertelevisivo e ampliar o modo como o Grupo Globo se relaciona tanto com o seu público como com os seus anunciantes.
Palabras clave : televisão brasileira; hipertelevisão; Globoplay; streaming; TV Globo.