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Media & Jornalismo

versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462

Resumen

PRIOR, Hélder. Populismo de Direita radical em Portugal: enquadramentos informativos nas Eleições Presidenciais de 2021. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.161-177.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_8.

O artigo aborda o fenómeno do populismo mediante os significados atribuídos ao conceito pela imprensa portuguesa. A partir de um estudo qualitativo dos enquadramentos concedidos à candidatura de André Ventura, líder do partido político Chega, durante o período eleitoral das Presidenciais Portuguesas de 2021, pretendemos identificar os significados atribuídos ao populismo, as diferenças de enquadramento do fenómeno na imprensa de referência e na imprensa tablóide, e a relação do populismo com o campo dos media. Na imprensa portuguesa analisada, foram encontrados, essencialmente, os frames: polarização, retórica anti-sistema, nacionalismo, nativismo e messianismo. O nosso estudo também identificou variações de enquadramento por parte dos jornais analisados, Público e Correio da Manhã, concluindo que a imprensa tablóide analisada é mais permeável aos valores do conflito, da novelização e da dramatização, valores normalmente explorados pela comunicação populista para atrair a atenção dos media.

Palabras clave : media; presidenciais 2021; populismo; Chega.

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