SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Utilização da realidade virtual na indução de estados afetivosInfluência da perceção de apoio social no bem-estar psicológico em adolescentes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


PsychTech & Health Journal

versión On-line ISSN 2184-1004

Resumen

SAVECA, Paulo Tibério Armando; TEMBE, Vicente Alfredo  y  VASCONCELOS-RAPOSO, José Jacinto. Perfil psicológico de prestação dos futebolistas moçambicanos. PsychTech [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.24-44.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art31-2021.

O presente estudo teve como objetivo comparar por grupo etário, sexo, nível competitivo, posição de jogo e anos de prática de futebol dos futebolistas moçambicanos em função do perfil psicológico de prestação avaliado pela autoconfiança, pensamentos negativos, atenção, imagética, motivação, pensamentos positivos e atitude competitiva. A amostra foi constituída por 443 praticantes de futebol pertencentes a 32 clubes, sendo 196 (44.2%) femininos e 247 (55.8%) masculinos, com idades compreendidas entre os 16 e os 37 anos. Para a realização do estudo foi aplicada a versão traduzida e validada para a língua portuguesa do Psychological Performance Inventory. Os resultados evidenciaram a autoconfiança como o skill mais desenvolvido nestes futebolistas, enquanto a preparação mental média revelou-se assistemática. Face aos resultados conclui-se que os futebolistas moçambicanos participantes neste estudo têm uma preparação mental bastante ténue (≤19), sugerindo a necessidade de integrar o treino mental nas suas rotinas diárias de treino para melhorar o skill psicológico.

Palabras clave : perfil psicológico; futebolistas; prestação desportiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )