Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Investigação & Inovação em Saúde
versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791
Resumen
OLIVEIRA, Isabel et al. Violência doméstica contra as mulheres: conhecimentos, atitudes e barreiras do enfermeiro de família. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.29-38. Epub 31-Dic-2020. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.102.
Enquadramento:
a violência doméstica é um problema de saúde pública. O enfermeiro de família, enquanto contacto privilegiado com mulheres e famílias, pode desempenhar um papel relevante na abordagem à mulher vítima de violência.
Objetivo:
identificar os conhecimentos, atitudes e barreiras dos enfermeiros de família na abordagem às mulheres vítimas de violência doméstica.
Metodologia:
desenho quantitativo, exploratório, descritivo e transversal, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por cinquenta enfermeiros de família. O instrumento de recolha de dados foi um questionário de autopreenchimento. No tratamento recorreu-se aos aplicativos QDA Miner 4 Lite e IBM SPSS Statistic, versão 21.0.
Resultados:
dos participantes, 78% refere não ter tido formação sobre violência doméstica. Evidenciam falta de conhecimento, reconhecendo, no entanto, que a identificação e encaminhamento das vítimas é responsabilidade dos profissionais de saúde. Apontam como principais barreiras a falta de protocolos de atuação e de regulamentação que legitime a sua intervenção e, em menor percentagem, a falta de conhecimento/formação para a abordagem à vítima.
Conclusão:
torna-se assim necessário dimensionar as necessidades ao nível da formação pré e pós-graduada, infundindo nos currículos esta temática e capacitando assim atuais e futuros profissionais na abordagem à mulher vítima de violência doméstica.
Palabras clave : violência doméstica; enfermeiro de família; conhecimentos; atitude.