SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Enfermería de Rehabilitación en la prevención de caídas en ancianos en el domicilio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

GASPAR, Luis; MARTINS, Paula  y  GOMES, Fátima. Efeito da Reabilitação Respiratória nos sintomas avaliado pelo CAT e a sua relação com a tolerância à atividade. RPER [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.6-10. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.01.4566.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) caracteriza-se por limitação crónica, progressiva e não totalmente reversível do fluxo aéreo, limitando por vezes o autocuidado.

Anteriormente caracterizada pela dispneia, reconhece-se atualmente a necessidade de uma avaliação sintomática mais abrangente recomendando-se entre outros instrumentos o COPD Assessment Test (CAT).

Sendo a Reabilitação Respiratória (RR) o tratamento não farmacológico recomendado neste contexto é objetivo deste estudo perceber qual o seu efeito no CAT e sua relação com a capacidade funcional (CF).

Estudo Quasi-Experimental com programa de Reabilitação Respiratória (PRR) de duração mediana de 13 semanas sendo o efeito no CAT e na CF avaliados no início e no final.

Incluidas 45 pessoas: 80% homens; idade media 65,82 anos e FEV1% medio 40%.

Verificou-se melhoria estatística e clinicamente significativas no CAT e na CF existindo entre as duas uma correlação negativa moderada.

Concluímos que este PRR reduziu a sintomatologia e aumentou a capacidade funcional em pessoas com DPOC.

Palabras clave : Autocuidado; Enfermagem de Reabilitação; Reabilitação Respiratória; Self-Care; Rehabilitation Nursing; Pulmonary Rehabilitation.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )