Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Journal of Digital Media and Interaction
versión impresa ISSN 2184-3120
Resumen
PINTO, João Paulo; CARDOSO, Teresa Margarida y SOARES, Ana Isabel. Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital. JDMI [online]. 2022, vol.5, n.12, pp.95-110. Epub 29-Jul-2022. ISSN 2184-3120. https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28447.
Este texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito das interpretações feitas sobre imagens recebidas e associadas às emoções, testando o posicionamento emocional dos utilizadores em relação a outros que usufruíram da mesma experiência. Permite, pois, verificar se a interpretação de cada um converge ou diverge da dos outros. Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto oferece uma experiência em torno de tais estímulos visuais. Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa em média-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação às práticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC). Consideramos, por isso, que o "Emotions to Scenes", tendo a génese no ambiente da média-arte digital, também pode ser um artefacto educacional, enquanto recurso didático promotor de reflexões no quadro das literacias para os media, no contexto das atuais práticas e estilos de vida online.
Palabras clave : Artefacto em média-arte digital; Emotions to Scenes; Plano Nacional de Cinema (PNC); Literacias para os media; Literacia fílmica; Contextos escolares.