SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolasA Política dos Estados Unidos para a África desde a II Guerra Mundial até ao início da década de 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


População e Sociedade

versión impresa ISSN 0873-1861versión On-line ISSN 2184-5263

Resumen

CRUZ-MATEUS, Cristina; SOUSA, Dulce Noronha e  y  RODRIGUES, Ana. A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.89-98.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a6.

Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.

Palabras clave : Primeira Infância; Contemporaneidade; Creche; Sistema Educativo; Desafios/Oportunidades..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )