SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Análise textual discursiva na educação em ciências e matemática: período de 2004-2020Hacia la Configuración de un Currículo ESP para Profesionales Universitarios de los Negocios Internacionales en Honduras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

RIBEIRO, Carolina Pasquini  y  ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. A visão do educador da primeira infância frente à importância do seu trabalho. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.413-423.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.413-423.

Atualmente, no Brasil, aproximadamente 3 milhões de crianças de 0 a 3 anos de idade encontram-se matriculadas em instituições escolares. Porém, dado inúmeras concepções que norteiam o desenvolvimento infantil, muitos educadores dessa faixa etária permanecem imbuídos por ideias distorcidas, tornando-se alheios à sua importância social e, principalmente, para com o pleno desenvolvimento do sujeito. Objetivou-se nesta pesquisa investigar o impacto da formação dos profissionais de educação que trabalham com crianças de 0 a 2 anos de idade para o contexto educacional em que atuam. Trata-se de uma pesquisa-ação, da qual participaram 19 auxiliares de educação responsáveis pelo atendimento de 71 crianças entre 4 e 24 meses de idade, em escolas de uma rede pública municipal. A investigação ocorreu em 3 etapas: exploratória, de ação e de avaliação. Este artigo apresenta uma das etapas desenvolvidas, a etapa exploratória. Atividades integradas e complementares compuseram a coleta de dados nesta etapa, entre elas: entrevista aberta em grupo focal, sessões de observação participante em sala de aula, revisão de documentos, entrevista semiestruturada individual e um teste situacional. As respostas obtidas durante as etapas foram categorizadas de acordo com seu conteúdo, o que possibilitou o tratamento das informações. Entre os resultados encontrados neste momento concluiu-se que o contexto educacional em questão permanecia fundamentado por concepções assistencialistas, as quais determinavam uma série de comportamentos que influenciavam o atendimento às crianças pequenas; o não conhecimento do como ocorre o desenvolvimento da criança pequena por parte das participantes não propiciava práticas favoráveis a criança; a desvalorização das profissionais de educação não as levava a notar sua importância frente ao desenvolvimento das crianças de 0 a 2 anos de idade.

Palabras clave : Pesquisa-ação; Primeira Infância; Contexto Educacional; Desenvolvimento Infantil..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )