SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Análise do Processo do Cuidar na Atenção Básica: Deslocando o Olhar do Eu-TrabalhadorIntervenções educativas para ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para pessoas idosas durante a pandemia: Uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

FERNANDES, Sheyla et al. Facebook e pandemia da COVID-19: Um estudo sobre o compartilhamento de crenças online. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.78-87.  Epub 03-Dic-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.78-87.

Introdução: A Síndrome Respiratória Aguda Grave por Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), apresentou-se como uma doença de alto potencial de contágio e que rapidamente se tornou uma emergência de saúde pública, sendo necessária a adoção de medidas sanitárias com a finalidade de conter seu avanço. As mudanças e incertezas comuns a esse período de crise promoveram impactos severos à saúde emocional da população. Com isso, as Redes Sociais Online (RSO) se tornaram facilitadoras da comunicação e compartilhamento de informações, promovendo uma rede de apoio, externalização das preocupações e estratégias de enfrentamento. Objetivos: Objetivou-se analisar a manifestação de crenças sobre a pandemia da COVID-19 entre usuários do Facebook no país. Métodos: Este estudo obteve seus dados através da busca com os descritores “COVID-19”, “coronavírus” e “quarentena” em páginas e grupos abertos, que abordassem os assuntos em questão e apresentassem um número mínimo de 50 mil curtidas/membros/seguidores no site Facebook (http://facebook.com.br). Os comentários foram coletados e transformados em dois corpus textuais analisados a partir do software Iramuteq pelo método da análise de similitude, tornando-se possível verificar a conexidade entre as palavras presentes. Resultados: Com a análise de similitude o primeiro corpus denominado “Humor” apresentou os termos: pai, amigo e quarentena como palavras centrais e em conexão. O segundo corpus denominado “Informação” apresentou os vocábulos centrais: deus, filho e pessoa. Conclusão: Através da análise das manifestações de crenças nas redes de apoio online diante da pandemia da COVID-19 no Brasil, foi possível traçar um olhar à luz do comportamento social diante de um período de crise sanitária de proporção global.

Palabras clave : Covid-19; Quarentena; Coronavírus; Facebook..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )