SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Atención por teleconsulta para el personal de salud y pacientes con artritis reumatoide, en la emergencia sanitaria por covid-19: Análisis cualitativoComunicação no cuidado em saúde: Concepções e vivências de discentes e docentes de Enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

RASTEIRO, Regina; SANTOS, Eduardo  y  COUTINHO, Emília. Necessidades e Preocupações Maternas no Período Pós-Parto: Revisão Sistemática da Literatura. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.817-827.  Epub 02-Dic-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.817-827.

No período pós-parto, as mães, adaptando-se ao seu novo papel, confrontam-se com necessidades e preocupações que influenciam o modo como vivenciam esta fase. Objetivo: identificar necessidades e preocupações maternas, no primeiro ano pós-parto, contribuindo para práticas de enfermagem sustentadas. Métodos: Revisão sistemática da literatura. A pesquisa, realizada na ESBCOhost, Web of Science, Scopus, PubMed, OAIster e RCAAP, entre 2016-2020, texto integral, em português/inglês/espanhol, incluiu 20 artigos cuja qualidade metodológica foi avaliada através do Critical Apraisal Skills Programme ou Mixed Methods Appraisal Tool. Resultados: Emergiram seis categorias de necessidades maternas, e preocupações, nomeadamente a necessidade de recuperação física e psicológica, de desenvolver habilidades e confiança para cuidar do recém-nascido, a necessidade de informação, de uma vida conjugal e sexual satisfatórias, de apoio familiar e social e dos profissionais de saúde. Conclusões: O/A Enfermeiro/a Especialista em saúde materna e obstétrica deve diagnosticar as preocupações maternas e construir um plano de cuidados personalizado, centrado na mulher/casal/família, para lhes dar resposta, reforçando a competência materna. Sugere-se o desenvolvimento de programas de recuperação pós-parto e a realização de visitas domiciliárias para atender às necessidades maternas.

Palabras clave : Período Pós-Parto; Parentalidade; Papel do Profissional de Enfermagem; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )