SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Inteligencia Competitiva, Emprendimiento y Pequeña Empresa: Una Revisión BibliográficaCo-Creación de Valor Según Líderes, Usuarios y Gestores Públicos en el Sector Cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

FRESCA, Fábio  y  PUCINELLI, Ricardo Henrique. Trabalho em Equipe e Prática Colaborativa: Percepções dos Colaboradores no Projeto E-vara do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região. NTQR [online]. 2024, vol.19, e908.  Epub 15-Feb-2024. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e908.

Introdução O trabalho em equipe está se transformando no principal meio de organizar o trabalho nas organizações. Neste sentido, o Tribunal Regional Federal da 3ª. Região adotou o trabalho em equipe como uma das diretrizes do modelo de unificação de suas secretarias. Mais do que utilizar equipes em seus processos, o trabalho em equipe envolve a prática colaborativa. Objetivos O presente artigo descreve como os servidores públicos percebem o trabalho em equipe e a prática do trabalho colaborativo no Programa e-Vara implementado na Subseção Judiciária de Santos.; Métodos Os procedimentos metodológicos foram realizados em três etapas no estudo de caso. A primeira consistiu na revisão de literatura narrativa acerca de definições relativas ao conceito de equipes de trabalho e prática colaborativa. Na segunda etapa foram coletados os dados primários produzidos em entrevistas semiestruturadas por meio de gravação usando celular e microfone de lapela. A terceira etapa consistiu na análise de conteúdo dos dados via software NVivo. Resultados. Os resultados demonstram que os colaboradores estão comprometidos com o trabalho em equipe, mas essa percepção não se estende à prática colaborativa de maneira uniforme entre todos. Conclusões A implementação de programas de reconhecimento, atividades sociais de integração e ampliação do diálogo para a criação de um ambiente colaborativo é recomendável, tanto na fase final de seleção, conhecida por socialização, como após o funcionamento da unificação de secretarias/ofícios.

Palabras clave : Administração Pública; Cultura Organizacional; Liderança; Poder Judiciário; Prática Profissional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )