SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6COVID-19 nos Serviços de Gastroenterologia: o impacto da 1ª vagaExistirá um limite de idade ideal para identificação de metaplasia intestinal na mucosa gástrica em populações Ocidentais? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

FALCAO, Daniela et al. O Retrato Atual Da Hemorragia Digestiva Alta NãoHipertensiva Num Centro Terciário Português. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.6, pp.392-397.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516139.

Introdução:

Hemorragia digestiva alta não-hipertensiva (HDANH) é um problema de saúde cuja epidemiologia e prognóstico têm-se alterado ao longo dos anos. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a caracterização demográfica, etiologias e fatores de risco para HDANH. Métodos: Análise de dados clínicos, endoscópicos e prognóstico de doentes admitidos por HDANH entre janeiro/2016 e janeiro/2019 no serviço de urgência de um hospital terciário. Resultados: Foram incluídos 522 doentes, idade mediana de 71 anos, maioritariamente homens, com múltiplas comorbilidades. A maioria foi admitida diretamente, os restantes foram transferidos de outros hospitais. A doença-ulcerosa-péptica foi a causa mais frequente de HDANH, seguida pela etiologia neoplásica. Esofagogastroduodenoscopia foi realizada em menos de 12horas após admissão em 51.9%. Recidiva hemorrágica ocorreu em 6.9% e a taxa global de mortalidade foi 4.2%. Os doentes transferidos registaram um score Glasgow-Blatchford (GBS) superior, necessitaram mais frequentemente de transfusões, terapêutica endoscópica e cirúrgica, e apresentaram taxas superiores de recidiva hemorrágica, mas com mortalidade semelhante. O score Completo-Rockall (CRS) e o GBS foram preditores de terapêutica endoscópica. A necessidade de cirurgia esteve associada ao CRS. Os doentes com recidiva hemorrágica tiverem superiores score Rockall pre-endoscópico (RS), CRS e GBS. Mortalidade superior esteve associada a RS e CRS mais elevados. Discussão/Conclusão: O envelhecimento e o aumento das comorbilidades não se associaram a piores outcomes na HDANH. Estes achados parecem ser consequência do uso adequado de ferramentas diagnósticas e terapêuticas num sistema de saúde organizado e amplamente acessível.

Palabras clave : Hemostase endoscópica; Hemorragia gastrointestinal; Hematemeses; Hemorragia ulcerosa péptica; Trato gastrointestinal superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )