SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número1Ensino pré-graduado da dermatologia em Portugal: Situação atual e perspetivas futurasResistências aos antimicrobianos em infeções sexualmente transmissíveis para além das observadas na infeção gonocócica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

GARRIDO, Pedro M. et al. Reconstrução do dorso do nariz em cirurgia oncológica cutânea. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.15-24.  Epub 16-Mayo-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000004.

O nariz é uma das localizações anatómicas mais frequentes do cancro de pele. O objetivo da cirurgia é não apenas a exérese completa do tumor, mas também preservar a função e estética do nariz. A reconstrução de defeitos que envolvem o dorso do nariz são frequentemente desafiantes. Um vasto leque de opções reconstrutivas foi desenvolvido para esta subunidade nasal, com bons resultados. A escolha da técnica reconstrutiva é influenciada pelo tipo de tumor, pelo defeito, pelas características da pele do doente e pela preferência do cirurgião. Os defeitos do dorso do nariz invariavelmente afetam também outras subunidades adjacentes, como a ponta do nariz, as paredes laterais, os cantos internos dos olhos e a glabela. Estes defeitos complexos requerem técnicas reconstrutivas desafiantes e têm um maior risco de complicações locais. Neste artigo são revistas as principais opções reconstrutivas do dorso do nariz.

Palabras clave : Nariz/cirurgia; Neoplasias da pele/cirurgia; Retalhos cirúrgicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )