SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Fotossensibilidade induzida por fármacosInfeções fúngicas cutâneas em recetores de transplante de órgão sólido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

MARTINEZ, Isabel Bramão  y  PINHO, André de Castro. Fasceíte necrotizante tipo II. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.2, pp.118-126.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000028.

A fasceíte necrotizante integra um conjunto de infeções necrotizantes da pele e tecidos moles. A fasceíte Necrotizante (FN) do tipo II surge devido a infeção por Streptococcus do grupo A, que pode associar-se a Staphylococcus aureus, e pode evoluir para síndrome do choque tóxico, com elevada morbimortalidade influenciada negativamente pelo atraso no diagnóstico e instituição de terapêutica cirúrgica adequada. Numa fase inicial, a apresentação clínica pode não ser explícita e, por isso, é essencial um elevado índice de suspeição, de modo a diagnosticar, iniciar a terapêutica antibiótica e, principalmente, efetuar um desbridamento cirúrgico em tempo útil, fulcral para a otimização do prognóstico do doente.

O propósito deste artigo é efetuar uma revisão narrativa acerca da FN do tipo II, nomeadamente quanto às suas manifestações clínicas, abordagem diagnóstica e terapêutica, através da análise de informação recente relativa à temática.

Palabras clave : Fasceíte necrotizante; Infeções necrotizantes da pele e tecidos moles; Síndrome do choque tóxico estreptocócico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )