SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número1Dermatologia pediátrica: perfil nosológico e de consultorias em um complexo hospitalar no sul do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

RIO, Fernanda Del et al. Perfil epidemiológico entre 2020-2021 de pacientes com líquen plano tratados em hospital terciário. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.1, pp.2-6.  Epub 07-Feb-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000031.

Fundamentos:

Líquen Plano (LP) é uma dermatose inflamatória crônica de etiologia desconhecida, que se manifesta de várias formas clínicas na pele, mucosa oral e genital, couro cabeludo e unhas. Relatos sugerem que ansiedade, diabetes, doenças autoimunes, drogas, estresse e predisposição genética podem ser gatilhos da doença. Enquanto isso, a associação do LP com a infecção pelo vírus da hepatite C permanece controversa.

Objetivos:

Analisar o perfil epidemiológico dos doentes observados em num hospital terciário e comparar os nossos achados com os da literatura.

Métodos:

Realizou-se um estudo observacional transversal retrospectivo de doentes com lesões de LP histopatológico confirmados que foram tratados em um hospital terciário de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Além disso, analisamos a associação do LP com comorbilidades, incluindo hepatite C e o tabagismo.

Resultados:

Ao todo, 24 doentes foram incluídos no estudo. Destes, 19 (79%) eram mulheres e 13 (55%) tinham comorbilidades, como, por exemplo, hipertensão e diabetes. Além disso, 29% dos doentes eram fumantes ativos. As formas mais comuns de LP encontradas foram formas cutâneas (15 doentes, 63%), seguidas pela cutânea associada ao acometimento ungueal (4 doentes, 17%), cutânea associada ao acomentimento oral (3 doentes, 12%) e ungueal (2 doentes, 8%). Além disso, 20/24 (83%) doentes apresentaram dosagem serologia documentada para hepatite C; destes, um caso positivo foi tratado 5 anos antes do início do LP.

Conclusões:

O presente estudo demonstrou que o LP é mais prevalente em mulheres e aqueles com fototipos mais elevados (Fitzpatrick > III). Além disso, apresenta diversas comorbilidades associadas. Embora tenha sido relatada associação de LP com hepatite C, não observamos isso no nosso estudo. Estudos futuros com tamanhos amostrais maiores dimensões devem ser realizados de modo a confirmar nossos resultados.

Palabras clave : Líquen plano; Líquen plano cutâneo; Líquen plano mucoso; Hepatite C.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )