SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número1Infeções sexualmente transmissíveis importadas na EuropaAngiossarcoma de couro cabeludo em paciente idoso: um relato de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

MARCHETTI, Giulia; CARDOSO-VASQUEZ, Iramaia  y  BITTENCOURT-CAMPANER, Adriana. Doença de Behçet como diagnóstico diferencial de úlcera genital aguda: relato de caso. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.1, pp.53-56.  Epub 01-Feb-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000020.

As úlceras genitais agudas possuem inúmeras etiologias e são uma queixa frequente de procura ao pronto socorro. Seu diagnóstico é majoritariamente clínico e inicialmente abordado de forma sindrômica. É baseado na história, exame físico e achados laboratoriais. Sabe-se que a úlcera genital pode ser a primeira manifestação da doença de Behçet e seu reconhecimento precoce pode evitar complicações clínicas relacionadas à doença, além de melhorar a qualidade de vida da paciente. O presente artigo teve como objetivo relatar caso de paciente com lesão ulcerosa extensa e profunda da vulva, que foi inicialmente tratada com acyclovir, pela suspeita de herpes genital. Posteriormente, após piora do quadro e ao coletar-se anamnese adequada, identificou-se critérios diagnósticos para doença de Behçet e iniciou-se o tratamento correto, com sucesso terapêutico. Do exposto, é fundamental que o ginecologista se atente à doença de Behçet como um dos diagnósticos diferenciais para úlcera genital aguda.

Palabras clave : Diagnóstico; Diferencial; Genitália feminina; Síndrome de Behçet; Úlcera.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )