SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Manifestações dermatológicas de distúrbios endócrinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

RODRIGUES, Inês  y  GONCALO, Margarida. Dermatite atópica e vitamina D. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.2, pp.79-85.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000108.

A dermatite atópica resulta da interação entre a disfunção da barreira cutânea, a desregulação do sistema imunitário e a alteração do microbioma da pele. Sendo a doença inflamatória da pele mais comum a nível mundial e com incidência crescente é um verdadeiro problema de saúde. O défice de vitamina D é também um problema de saúde global, que afeta cerca de 13 em cada 100 cidadãos europeus. Uma vez que a vitamina D está envolvida na formação da barreira epidérmica, pela síntese de proteínas estruturais e pela regulação da proliferação e diferenciação dos queratinócitos, é expectável que os níveis séricos de vitamina D possam ter um papel na prevenção e/ou no tratamento da dermatite atópica. Neste artigo de revisão narrativa foi revista a literatura científica existente sobre o papel da vitamina D na dermatite atópica. Apesar de escassos, pouco robustos e não consensuais, a maioria dos estudos relatam níveis séricos de vitamina D mais baixos em doentes com dermatite atópica, com uma relação inversa entre os valores plasmáticos da vitamina e a gravidade da doença, hipótese reforçada por estudos que demonstraram uma relação estatisticamente significativa entre a suplementação e a melhoria dos sintomas e sinais clínicos. Existem também evidências que sugerem uma possível influência de valores pré-natais de vitamina D no surgimento de dermatite atópica durante a infância. Desta forma, a suplementação com vitamina D poderá ter um papel relevante como complemento do tratamento da dermatite atópica, mas são necessárias mais e melhores evidências científicas para o comprovar.

Palabras clave : Dermatite atópica; Vitamina D; Deficiência de vitamina D; Pele.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )