SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Manifestações dermatológicas de distúrbios endócrinosExperiência com dupilumab na dermatite atópica em idade pediátrica: dados do mundo real de dois centros nacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

RODRIGUES, Sofia R.; MOTTOLA, Carla  y  COSTA, João Borges-da. Microbioma cutâneo na diabetes mellitus: uma revisão da literatura. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.2, pp.95-98.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.24000011.

Os autores pretendem esclarecer se existem alterações no microbioma cutâneo em pessoas com Diabetes Mellitus (DM), passíveis de predispor a patologia cutânea e complicações desta doença. As bases de dados PubMed® e ScienceDirect foram pesquisadas a 1 de dezembro de 2023, utilizando os Mesh Terms “skin microbiome” AND “diabetes mellitus”, limitando os resultados aos artigos publicados nos últimos 10 anos. Obtiveram-se 7 artigos, incluindo 2 revisões e 5 artigos de investigação original. Ambos os tipos de artigos revelaram que a pele das pessoas com DM apresenta uma diversidade microbiana significativamente menor, com uma forte colonização de Staphylococcus spp. Em conclusão, o microbioma da pele parece estar alterado nos indivíduos com DM Contudo, são necessários mais estudos longitudinais para compreender se esse comprometimento é consequência da DM e como pode interferir nas complicações da doença.

Palabras clave : Diabetes mellitus; Microbioma da pele; Staphylococcus aureus.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )