SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Nova combinação de fototerapia NB-UVB com decapeptídeo relacionado a bFGF 0,1% e laser de CO2 fracionado no tratamento de vitiligo estável não segmentarMutação POGLUT1 na doença de Galli-Galli: a clínica, a dermatoscopia e a histopatologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

PEKMEZCI, Erkin. Segurança versus frustração: uma análise retrospetiva num único centro de doentes do sexo feminino com deflúvio telogénico agudo. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.2, pp.111-116.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000103.

Objetivo:

O deflúvio telogênico agudo (DTA) é uma condição do couro cabeludo caracterizada por uma queda difusa e não cicatricial, com maior incidência no sexo feminino. Geralmente, a doença é percebida como altamente alarmante, levando os pacientes a buscar imediatamente assistência médica. Neste estudo, analisamos retrospectivamente o prognóstico de tês meses em mulheres com queixa de queda de cabelo.

Método:

Duzentos e sessenta e seis pacientes do sexo feminino encaminhados ao nosso hospital com DTA foram recrutados retrospectivamente. As pacientes foram submetidas à análise dos níveis séricos de ferro, capacidade de ligação do ferro, vitamina B12, folato, hormônio estimulante da tireoide e prolactina. Todas receberam prescrição de suplementos padrão de zinco e vitamina E, além dos medicamentos necessários, e foram convidadas para uma segunda consulta após tês meses.

Resultados:

Todos os valores médios dos parâmetros analisados estavam dentro da faixa normal. Dentre os 209 pacientes que compareceram à segunda consulta após o tratamento de tês meses, 9,1% relataram cessação completa da queda de cabelo, 74,6% experimentaram diminuição em alguma medida, e 16,3% mantiveram o quadro como antes.

Conclusões:

Principalmente devido aos valores médios normais, nenhum dos parâmetros analisados pode ser atribuído como causa da queda de cabelo. As frustrações dos pacientes são tão significativas que é razoável prescrever alguns suplementos, ao menos pelos efeitos placebo que podem proporcionar. O tratamento do DTA consiste essencialmente em tranquilizar e aconselhar os pacientes.

Palabras clave : Deflúvio telogénico agudo; Etiologia; Tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )