SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Um caso de anafilaxia induzida por hidrocortisona endovenosaTungíase importada: relato de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

FREITAS, Egídio et al. Uma nova entidade a ter em consideração: síndrome VEXAS. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.2, pp.133-137.  Epub 21-Mar-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000089.

A síndrome VEXAS (vacuoles, E1 enzyme, X-linked, autoinflammatory, somatic), recentemente descrita, consiste numa síndrome autoinflamatória monogénica de início na idade adulta que afecta quase exclusivamente o sexo masculino. A doença é causada por mutações somáticas no gene UBA1 (ubiquitin-like modifier activating enzyme 1), responsável por processos celulares, principalmente pela manutenção da homeostase proteica. Manifesta-se com inflamação sistémica, muitas vezes grave, progressiva e refractária à terapêutica. Cursa frequentemente com febre e síndrome constitucional associada a alterações hematológicas (anemia macrocítica e outras citopenias, além de síndrome mielodisplásico e vacuolização característica de células mielóides e eritróides), cutâneas (dermatose neutrofílica), pulmonares, condrite e vasculite. Deste modo, e qual como se verificou neste caso, na presença de um doente do sexo masculino, com dermatose neutrofilica recidivante e refratária ao tratamento, anemia macrocitica e com manifestações autoinflamatórias e sistémicas, devemos suspeitar desta nova entidade e realizar o teste genético confirmatório.

Palabras clave : Síndrome VEXAS; Gene UBA1; Dermatose neutrofílica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )