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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
GIL, Glicéria. As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza. Aná. Psicológica [online]. 2006, vol.24, n.4, pp.467-484. ISSN 0870-8231.
Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.
Palabras clave : Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza.