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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
MENEZES, Marina; MORE, Carmen Ocampo y BARROS, Luísa. Psicologia Pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção. Aná. Psicológica [online]. 2008, vol.26, n.2, pp.227-238. ISSN 0870-8231.
O presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de desconstrução de saberes tradicionais, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando-os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.
Palabras clave : Psicologia pediátrica; formação; pesquisa; intervenção.