Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
MELLO, Joana y LOUREIRO, Filipe. Pretest of images for the beauty dimension. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.4, pp.453-466. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1052.
Neste trabalho apresentamos normas da associação percebida de dois conjuntos de estímulos com o constructo de “beleza”: 40 objetos (Estudo 1) e 40 fotografias de faces (Estudo 2). Os participantes foram expostos a um conjunto de palavras associadas com o constructo de “beleza” e foi pedido que avaliassem em cada imagem o quanto consideravam ser relacionada com esse mesmo constructo numa escala 7 pontos (1 - Nada relacionada; 7 - Totalmente relacionada). A interpretação dos intervalos de confiança das médias distinguem 40 imagens avaliadas como “feias” - com baixas pontuações na dimensão de beleza - (20 objetos e 20 faces), e 28 imagens avaliadas como “bonitas” - com elevadas pontuações na dimensão de beleza - (12 objetos e 16 faces). Os resultados das avaliações, e as respectivas imagens, são sumarizados como normas de suporte a futuras investigações que requerem estímulos bonitos e/ou feios.
Palabras clave : Normas; Beleza; Feio; Pessoas; Objetos.