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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
SOUZA, Sandra et al. Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional. Aná. Psicológica [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.119-131. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.910.
A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa - PB. Participaram 220 professores do ensino médio que responderam a escala Maslach Burnout Inventory - MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, prova de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. A subfunção Normativa foi a que mais apresentou correlações com as dimensões do burnout, especialmente tradição e obediência se mostraram valores importantes para a diminuição do distanciamento afetivo interpessoal e para o alívio do esgotamento emocional. Verificou-se a importância de se fomentar os valores centrais e pessoais para promover a sensação de realização profissional.
Palabras clave : Síndrome de burnout; Valores humanos; Professores.