Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Forum Sociológico
versión impresa ISSN 0872-8380versión On-line ISSN 2182-7427
Resumen
CALAINHO, Paula; CRUZ, Sofia Alexandra y CERDEIRA, Jorge. Burnout no ensino superior: Um estudo exploratório. Forum Sociológico [online]. 2022, n.41, pp.47-59. Epub 30-Dic-2022. ISSN 0872-8380. https://doi.org/10.4000/sociologico.10862.
Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.
Palabras clave : ensino superior; docência; investigação; síndrome de burnout.