Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
ALVES, Mariana Gaio y MORAIS, César. A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.95, pp.103-126. Epub 01-Ago-2021. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/spp20219514578.
A sobrerrepresentação feminina entre alunos do ensino superior com melhores resultados escolares e em patamares académicos mais elevados coexiste com diferenças marcantes na inserção profissional de diplomados e diplomadas, geralmente em desfavor destas. Com base na análise de dados quantitativos relativos aos graduados da Universidade Nova de Lisboa entre 2010 e 2015, evidencia-se que os percursos profissionais de homens e mulheres evoluíram de forma distinta no recente cenário de incerteza laboral e económica, sendo as assimetrias particularmente marcadas entre licenciados por comparação com mestres.
Palabras clave : ensino superior; inserção profissional; sexo..