SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1El “día después de mañana”: pensar los futuros étnicos entre la población Ñuu Savi en el sur de MéxicoO mundo existe agora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

ROMAN, Raúl H. Contreras. Sonhos humildes: cimentar futuros numa região indígena do México. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.1, pp.225-242.  Epub 18-Abr-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.15409.

Neste artigo analisam-se os “sonhos humildes” enquanto modelo local de futuro imaginado que emerge de conversas diversas e historicamente situadas na construção de sentidos comuns que possibilitem às pessoas imaginar outras vidas possíveis e comprometer-se com elas no presente. A partir desta ideia, analisa-se uma experiência de mudança social no Valle del Mezquital, uma população indígena que durante o século XX foi descrita pela antropologia como a região indígena mais pobre e socioculturalmente atrasada do México. O autor centra-se numa expressão concreta desses sonhos humildes: a construção da casa de cimento, que desde cedo surgiu como principal aspiração dos trabalhadores que saíram da região para ganhar a vida. A construção da casa de cimento permitiu e permite aprendizagens temporais relacionadas com a articulação entre presente e futuro, bem como formas de pertença a comunidades que permitem que quem “anda longe” continue a fazer parte das suas comunidades.

Palabras clave : sonhos humildes; migração; casa; cimento; mudança social; futuro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )