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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de et al. Advocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22042. Epub 04-Ago-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22042.
Enquadramento:
No campo da enfermagem a advocacy procura contribuir no direito à saúde, que se insere no campo dos direitos humanos, pois está intrinsecamente relacionado ao direito de todos a uma vida saudável.
Objetivo:
Analisar a perceção de docentes sobre a advocacy na enfermagem e discutir as estratégias de promoção de advocacy para o trabalhador docente universitário de enfermagem.
Metodologia:
Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa realizado em duas universidades públicas situadas no município do Rio de Janeiro, Brasil. Os participantes foram 14 docentes de enfermagem. Utilizou-se o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo.
Resultados:
Destaca-se a advocacy como atividade imperativa para alcançar a defesa dos interesses da categoria profissional, bem como a utilização das mídias como estratégia de divulgação do trabalho da enfermagem, incluindo os docentes de enfermagem.
Conclusão:
A advocacy é uma estratégia de promoção e valorização dos docentes de enfermagem em universidades sendo necessário o investimento nessa estratégia como importante recurso para a promoção da valorização profissional.
Palabras clave : advocacia em saúde; condições de trabalho; docente de enfermagem, enfermagem.