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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
TOLEDO, Bianca Ribeiro de et al. Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e31042. Epub 08-Mar-2024. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi23.57.31042.
Enquadramento:
A formação em saúde tem sido debate em diferentes cenários especialmente pelas mudanças nos modelos de atenção à saúde, sendo a Educação Interprofissional em Saúde uma estratégia afinada para este fim.
Objetivo:
Analisar as visões sobre educação interprofissional e os desafios na mudança do modelo de formação profissional, conforme percebido por docentes e precetores de cursos de saúde numa universidade pública do sul do Brasil, através da participação no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde Interprofissionalidade.
Metodologia:
Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise temática.
Resultados:
As experiências no programa provocaram novas perceções sobre o trabalho em equipa, colaborativo e uniprofissional destacando a Educação Interprofissional (EIP) como fundamental na formação e trabalho.
Conclusão:
Integrar a colaboração interprofissional na educação é crucial para mudanças curriculares significativas, como visto no Programa de Educação pelo Trabalho (PET). Isso impulsiona o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Educação Interprofissional (EIP), impactando o perfil profissional na saúde.
Palabras clave : educação interprofissional; formação profissional em saúde; equipa de trabalho.