Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
ORNELLAS, Thuê Camargo Ferraz de y MONTEIRO, Maria Inês. Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22055. Epub 07-Sep-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22055.
Enquadramento:
A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional.
Objetivo:
Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionais de enfermagem no mundo contemporâneo.
Principais tópicos em análise:
avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida.
Conclusão:
O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais.O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.
Palabras clave : aprendizagem; enfermagem; educação em enfermagem; educação continuada; tecnologia da informação; informática em enfermagem.