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Ex aequo
versión impresa ISSN 0874-5560
Resumen
BRAMBILLA, Lisa; POZZEBON, Giulia y RIZZO, Marialisa. Questões de género no contexto italiano contemporâneo: Uma análise focada na educação informal e propostas para uma abordagem sensível ao género através de dimensões intergeracionais e interculturais. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.133-148. ISSN 0874-5560. https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.09.
O género está presente de forma generalizada em todas as experiências de educação informal. Isto é particularmente verdadeiro no contexto italiano, em que o sistema educacional, sem uma educação intencional que aborde temáticas de género e faça uso de uma abordagem sensível ao género, corre o risco de não concretizar as suas finalidades fundamentais: a promoção da igualdade de oportunidades e a cidadania ativa. Este artigo, de acordo com a vocação transformadora da investigação pedagógica, explora os riscos e as oportunidades da educação informal sobre género. Depois de uma introdução teórica, sugere-se que intergeracionalidade e interculturalidade sejam dimensões cuja exploração facilita uma melhor compreensão da complexidade da ordem de género na atualidade, abrindo dessa forma novas possibilidades para desafiá-la.
Palabras clave : Educação informal de género; educação intencional de género; relações intergeracionais; relações interculturais.