Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
versión impresa ISSN 1645-0523
Resumen
HENRIQUE, José y JANUARIO, Carlos. A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física?. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.194-204. ISSN 1645-0523.
A auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do aluno na concretização da aprendizagem. O objectivo deste estudo analisa a relação entre o desempenho dos alunos, as expectativas dos professores e a competência percebida pelos alunos. O estudo é descritivo e a amostra é constituída por 10 professores e 186 alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. O desempenho dos alunos foi medido através de testes, e a percepção pessoal do aluno e as expectativas do professor foram obtidas através da técnica de auto-relato. As estatísticas descritiva e inferencial permitiram a análise da congruência entre as variáveis em estudo. A competência percebida pelos alunos tem forte associação positiva, tanto com o seu desempenho, como com as expectativas do professor. Há uma expressiva correspondência entre as expectativas dos professores e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstram a necessidade de aprofundar o estudo das expectativas do professor e os seus efeitos sobre o comportamento de ensino e a representação de competência formulada pelos alunos.
Palabras clave : auto-percepção de competência; educação física escolar; pensamento do aluno; expectativas do professor; ensino.