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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
versión impresa ISSN 1646-9895
Resumen
TEIXEIRA, Diogo y AZEVEDO, Isabel. Análise de opiniões expressas nas redes sociais. RISTI [online]. 2011, n.8, pp.53-65. ISSN 1646-9895.
As redes sociais são cada vez mais utilizadas no nosso dia-a-dia. O recente aumento de popularidade deste tipo de serviço veio trazer novas funcionalidades e aplicações. Os utilizadores contribuem com as suas opiniões e conhecimentos, formando um repositório de informação de grandes proporções. Esta informação é cada vez mais utilizada por empresas, que vêem nas redes sociais uma forma de promover os seus produtos junto do público ou analisar de que forma os mesmos são considerados. O estudo apresentado neste artigo aplicou técnicas de Análise Sentimental para verificar se a informação existente em duas redes sociais (Facebook e Twitter) pode ser utilizada para estimar valores que podem vir a ser obtidos na comercialização de bens ou serviços a serem lançados no mercado.
Palabras clave : Redes Sociais; Processamento de Linguagem Natural; Análise Sentimental.