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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043
Resumen
PEREIRA, Denise Perdigão; MEDINA, Maria Teresa Guimarães de y MARTINS, Aracy Alves. A formação artística em Cabo Verde desenvolvida pela Mindelo - Escola Internacional de Arte: pesquisa aplicada como estratégia de política radical e resistência estética. RILP [online]. 2020, vol.38, pp.19-47. Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.38/pp.19-47.
Introdução: O artigo discute a formação artística em Cabo Verde desenvolvida pela Mindelo_Escola Internacional de Arte, M_EIA, criada em 2005, tendo a pesquisa aplicada realizada pela escola como núcleo de discussão. A principal estratégia metodológica consistiu na análise do discurso dos atores inseridos no contexto da instituição e em seu entorno. Além disso, o uso de fontes diversas, tais como o projeto pedagógico da escola, programas de ensino, notas de campo etc., implicou em uma análise em profundidade do contexto em questão, característica dos estudos de caso. Como referencial teórico central foram utilizados Atkinson (2008) e Mouffe (2014). O estudo concluiu que a M_EIA desempenha papel de relevo em seu país, na medida em que a instituição está implicada com o seu desenvolvimento não apenas no âmbito da arte e da cultura, mas também nos campos do social e do econômico. Por outro lado, foram constatadas algumas fragilidades no plano operativo, tais como a tendência de concentração do poder na tomada de decisões quanto à escola e os rumos de seus projetos, nas mãos de seus principais dirigentes, aspecto que revela a necessidade de aprimoramento das práticas democráticas na escola.
Palabras clave : Cabo Verde; M_EIA; educação artística; pesquisa aplicada.