Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Internacional em Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043
Resumen
ALBUQUERQUE, Davi Borges de. A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.33-54. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.33-54.
O objetivo deste artigo é discutir o ensino de vocabulário e sua relação com o uso do dicionário, bem como outras técnicas e estratégias de aprendizagem na aula de Português Língua Não Materna (PLNM), orientada pela abordagem e métodos comunicativos. Assim, são discutidos alguns aspectos teóricos da importância do uso do dicionário e do aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, bem como é apresentada uma proposta de atividade comunicativa que contemple tanto o uso do dicionário, quanto a aprendizagem do vocabulário na sala de aula de PLNM. Finalmente, como não há um consenso entre os pesquisadores em relação aos efeitos que o uso do dicionário pode causar no aprendente de uma língua estrangeira, considera-se, com base que no que exposto no texto, que o uso do dicionário (monolíngue ou bilíngue) na aula de PLNM é importante, desde que o aluno seja ensinado a consultá-lo e utilize-o apenas como um auxílio em sua aprendizagem, para não se tornar dependente, fazendo com que possa atrapalhar seu desenvolvimento na língua-alvo, no caso, o português.
Palabras clave : português língua não materna (PLNM); dicionário; vocabulário; ensino e aprendizagem de língua estrangeira.