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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043
Resumen
PIRES, Manuel Duarte João. Role-play como estratégia de ensino de língua: a perspetiva de estudantes de português na China. RILP [online]. 2021, vol.40, pp.35-51. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.40/pp.35-51.
Os métodos de role-play (dramatizações ou representações na sala de aula) são parte de um ensino que prepara os alunos para a cidadania intercultural e para os desafios da sociedade atual, apresentando-se como uma opção flexível que potencia a iniciativa e a interação e que possibilita desempenhar diferentes papéis sociais e recriar diversas situações na sala de aula. A literatura revela que o uso de atividades de role-play na aprendizagem de línguas permite aos alunos desenvolver diversas competências. O presente estudo tem como objetivo analisar a implementação de role-play como estratégia de ensino nas turmas de alunos finalistas da licenciatura de Português em Macau (China). Em termos metodológicos, foram aplicados questionários a estudantes finalistas da licenciatura de Português em Macau, de modo a promover uma análise quantitativo-qualitativa sobre esta temática. Os resultados demonstram que as atividades de role-play são um fator de motivação para a aprendizagem da língua e que potenciam a sala de aula como meio para um ensino prático e contextualizado, favorecendo o
desenvolvimento de competências linguísticas, interpessoais e socioculturais.
Palabras clave : Português Língua Estrangeira; Macau; Métodos de role-play; Cidadania Intercultural.