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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043
Resumen
ANTUNES, Francisco Pelicano. O ensino-aprendizagem de português língua estrangeira - um estudo focado nas perspetivas de aprendentes chineses. RILP [online]. 2021, vol.40, pp.141-162. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.40/pp.141-162.
Refletir sobre metodologias e práticas pedagógicas tradicionais ou as que estão em voga é fundamental para conhecer e adequar o ensino às especificidades do aprendente de uma língua estrangeira - enquadrar e melhor entender as suas preferências, postura e atitudes na sala de aula. Em contextos educativos interculturais, só uma visão esclarecida do docente sobre os seus aprendentes permitirá adotar estratégias e propor atividades adequadas ao sucesso da aprendizagem e evitar potenciais conflitos de perspetivas no espaço aula. Os estudantes chineses são tradicionalmente passivos, moldados por práticas de ensino predominantemente expositivas, centradas no ensinante e assentes no método da gramática-tradução. Os resultados deste trabalho, baseado num questionário focado nas perspetivas dos informantes sobre o ensino e a aprendizagem, sugerem que os aprendentes chineses de português língua estrangeira, embora indelevelmente arreigados à sua matriz cultural identitária, revelam recetividade e capacidade de adaptação a outros paradigmas de ensino.
Palabras clave : aprendente chinês; cultura de ensino-aprendizagem; ensino de português língua estrangeira; perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem.