SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Sífilis secundária: fator de descompensação de doença hepática subjacente? A propósito de um caso clínicoAs metodologias qualitativas também devem ser medicina baseada na evidência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versión impresa ISSN 2182-5173

Resumen

PINTO-GOUVEIA, Carolina; PINTO, Joana Marques  y  RENCA, Susana. Náuseas e vómitos persistentes inexplicados: identificar o síndroma de hiperemese por canabinoides a propósito de um caso clínico. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.2, pp.180-183.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i2.13685.

Introdução:

A canábis constitui a substância ilícita com maior prevalência de consumo ao longo da vida em Portugal. Apesar do seu uso medicinal pelas suas propriedades antieméticas tem sido reconhecida uma entidade clínica paradoxal - o síndroma de hiper-emese por canabinoides (SHC) - caracterizada pelo consumo crónico de canabinoides (habitualmente diário), episódios cíclicos de náuseas e vómitos refratários a terapêuticas convencionais e o recurso a banhos quentes compulsivos para alívio sintomático.

Descrição do caso:

Mulher de 36 anos, com múltiplas idas aos cuidados de saúde primários por queixas de náuseas e vómitos cíclicos, ainda em investigação. Recorreu ao serviço de urgência (SU) por queixas de epigastralgias, náuseas e vómitos com três dias de evolução. Realizou estudo complementar que não revelou alterações de relevo. Administrada medicação antiemética e pantoprazol com reduzida melhoria das queixas. Durante a permanência no SU foi encontrada por diversas vezes a tomar duches quentes, solicitando recorrentemente para o fazer, afirmando que era a única medida que aliviava as suas queixas. Adicionalmente apurou-se ainda história de consumo crónico de canabinoides, levando à hipótese diagnóstica de SHC.

Comentário:

É comum registar-se um atraso importante no diagnóstico desta síndroma e associar-se frequentemente à realização de diversos exames complementares de diagnóstico (ECD), terapêuticas e internamentos hospitalares. Assim, procurou-se sensibilizar a comunidade médica para a SHC, enquanto diagnóstico diferencial de vómitos recorrentes difíceis de tratar, em indivíduos com história de consumo de canabinoides. O presente relato de caso visa promover o conhecimento sobre a SHC, possibilitando a sua atempada identificação e adequada abordagem terapêutica.

Palabras clave : Abuso de marijuana; Canabinoides; Síndroma; Vómito; Náusea; Comportamento compulsivo; Banhos; Relato de caso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )