Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
WILDEMEERSCH, Danny. Velhos Mestres, Novas Interpretações: É Necessário Reconcetualizar a Emancipação?. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.6-8. Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.21258.
A educação emancipatória tornou-se um conceito importante para os pedagogos críticos a partir dos anos de 1960 e 1970. Diferentes ‘velhos mestres’ nesses tempos inspiraram autores da área da educação com a sua interpretação do conceito em causa. Hoje, os tempos mudaram profundamente. A questão neste momento é se essas interpretações são ainda válidas. É necessário reconsiderar essas interpretações? Em que medida as ideias dos ‘velhos mestres’ ainda são úteis? Que ideias caíram em desuso? Seis artigos abordam estas questões, a partir dos contributos de Paulo Freire, John Dewey, Bruno Latour, Ivan Illich, Jacques Rancière e Axel Honneth.
Palabras clave : educação emancipatória; interdependência; desafios societais.