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Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
TUR-PORRES, Gisselle; WILDEMEERSCH, Danny y SIMONS, Maarten. Revisitando o Conceito de Emancipação Intelectual de Rancière em Práticas de Ensino e Formação Profissional. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.23-40. Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.19957.
O documento discute o potencial emancipatório das práticas de Ensino e Formação Profissional (EFP) no Uruguai, que são geralmente associadas a discursos de trabalho e formação. O trabalho de Rancière sobre emancipação intelectual é considerado um guia que permite discutir os fenómenos estudados, como uma lente para observar e problematizar a emancipação em práticas concretas de nível heurístico. O artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro, é descrito o contexto das práticas de EFP no Uruguai. Segundo, são discutidos os principais conceitos de emancipação na educação de Rancière. Terceiro, é desenvolvido um diálogo entre trabalho empírico e teórico, a fim de explorar práticas concretas de EFP a partir do axioma da igualdade. Finalmente, o texto conclui com uma reflexão sobre novos significados da emancipação intelectual de Rancière que nos merecem mais atenção e nos permitem identificar outras formas de potencial emancipatório nas práticas de EFP, de forma a transcender a atual compreensão funcionalista predominante.
Palabras clave : Rancière; emancipação intelectual; ensino e formação profissional.