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Comunicação e Sociedade
versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575
Resumen
CHRISTIANS, Clifford G.. Panorâmica da ética dos media no plano internacional. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.25, pp.16-33. ISSN 1645-2089. https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1854.
Uma orientação de âmbito internacional tem sido um objectivo da ética dos media, sobretudo desde a publicação do Relatório MacBride (1980), como pode ser constatado a partir de casos, temáticas e códigos de ética que têm sido adoptados em diferentes países. Mas as teorias da ética têm-se igualmente desenvolvido cada vez mais numa perspectiva internacional, e três exemplos disso (para além da clássica ética do discurso, de Habermas) são debatidos neste ensaio: a ética feminista do cuidar, a ética comunal africana e a ética dos media confucionista. Todas estas teorias enfatizam, a seu modo, três princípios éticos básicos - verdade, dignidade humana, não-violência - que emergem, por sua vez, de uma proto-norma comum, uma espécie de crença primeira que pode ser encontrada em todas as religiões, filosofias e culturas: o carácter sagrado da vida. Atendendo aos dilemas e desafios morais que os media enfrentam no mundo volátil em que vivemos hoje, um compromisso com estes valores universais trará uma vitalidade duradoura à educação para a comunicação, assim como às práticas comunicativas.
Palabras clave : Ética dos media; internacional; teoria ética; valores universais; comunicação.