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Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054
Resumen
MANAIA, João Pedro Martins de Almeida. A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas. Revista Convergências [online]. 2021, vol.14, n.28, pp.165-172. Epub 30-Nov-2021. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.28.101.
O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa.
Palabras clave : Fotografia; Carlos Relvas; Atelier fotográfico.