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New Trends in Qualitative Research
versión On-line ISSN 2184-7770
Resumen
DOMINGUES, Sandra; FIGUEIREDO, Ana Rita y DIOGO, Paula. Repercussões da Pandemia Covid-19 no Desenvolvimento Infantil: Scoping Review. NTQR [online]. 2023, vol.18, e906. Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e906.
Background: O mundo mudou após o ano de 2020 devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, que originou inúmeros desafios na saúde. Mundialmente foram implementadas medidas de contenção. Isto alterou o quotidiano das crianças/adolescentes que ficaram privados da convivência com os seus pares, da aprendizagem em regime presencial e da sensação de segurança (Rao e Fischer, 2021). É na interação entre as crianças e o ambiente que se processa o desenvolvimento de competências, assim, é pertinente questionar se as alterações vivenciadas tiveram consequências ao nível do desenvolvimento infantil. Métodos: Foi conduzida uma pesquisa em três passos, de acordo com o Joanna Briggs Institute (Peters et al., 2020). 1) Foi conduzida uma pesquisa na MEDLINE e na CINAHL, seguida de uma análise das palavras do título, abstract e palavras indexadas; 2) As palavras-chave e os termos indexados foram pesquisados em todas as bases de dados incluídas; 3) Foram pesquisadas as referências bibliográficas de todos os artigos incluídos. Resultados: Durante a pesquisa efectuada foram encontrados um total de 455 artigos, excluíndo duplicados. Após a leitura do título foram excluídos 420 resultados por não se enquadrarem no estudo, obtendo 35. Destes, posteriormente à leitura do resumo, foram excluídos 20 resultados, deixando 15 artigos para serem avaliados integralmente. Destes 11 foram incluídos no estudo, e após análise da lista de referências e recomendações dos peritos, foram incluídos 2 novos estudos, perfazendo um total de 13 estudos incluídos. Conclusão: Deverão ser conduzidos novos estudos no futuro por forma a lidar com os desafios a nível do desenvolvimento e que intervenções podem promover o desenvolvimento infantil. Devem ser implementados planos de saúde com as crianças/adolescentes e os seus cuidadores, guiando-os na promoção do desenvolvimento infantil numa óptica de parceria de cuidados com a equipa multidisciplinar.
Palabras clave : Desenvolvimento infantil; Pandemia; Covid-19; Promoção da Saúde..