SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Sinal de Hutchinson no nevo congénito da matriz unguealUm caso de anafilaxia induzida por hidrocortisona endovenosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

PECANHA, Francilene M. et al. Metástase cutânea pigmentada de carcinoma mamário: caso exuberante e com distribuição zosteriforme. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.2, pp.126-129.  Epub 17-Abr-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000096.

Este relato de caso apresenta uma manifestação rara de metástase cutânea pigmentada de câncer de mama com distribuição zosteriforme. Uma mulher de 77 anos, previamente diagnosticada com carcinoma ductal invasivo de mama, apresentava lesões pigmentadas semelhantes a herpes-zóster na região toracodorsal esquerda. Os exames dermatoscópico e histopatológico confirmaram carcinoma invasivo de origem mamária associado à colonização melanocítica. O padrão zosteriforme, embora raro, já foi relatado em casos de metástases cutâneas de câncer de mama. As opções de tratamento incluem abordar o tumor primário e abordagens diretas, como cirurgia ou radioterapia para lesões cutâneas. Este relatório destaca a importância da suspeita clínica, avaliação histopatológica e exames imuno-histoquímicos para um diagnóstico preciso, permitindo um tratamento oportuno e apropriado para melhores resultados dos pacientes.

Palabras clave : Neoplasias mamárias; Metástase neoplásica; Pigmentação da pele; Patologia; Imunohistoquímica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )