Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
RESENDE, José Manuel y DIONISIO, Bruno Miguel. Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolar . Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.661-680. ISSN 0003-2573.
Este artigo é uma reflexão preliminar em torno de um projecto de investigação em curso, o qual incide na temática da socialização política na escola secundária em Portugal. O texto propõe-se contextualizar a socialização política escolar em função da experiência escolar moderna, do modelo institucional de escola, do papel da crítica e das reformas educativas. Prossegue com o questionamento dos recentes dispositivos criados para a introdução da «educação para a cidadania» no currículo formal. Termina com a problematização do lugar da «educação para a cidadania» no contexto das ambivalências que marcam a experiência estudantil actual.
Palabras clave : Escolas secundárias; Socialização escolar; Cidadania; Educação; Estudantes; Experiência escolar.