Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
MACHADO, Fernando Luís; MATIAS, Ana Raquel y LEAL, Sofia. Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos. Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.695-714. ISSN 0003-2573.
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Palabras clave : Multiculturalismo; Imigrantes africanos; Rendimento escolar; Aproveitamento escolar; Desigualdades sociais; Ensino.